Quantcast
Channel: Cultura – Modices
Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

#LeiaMaisMulheres, nosso projeto pra você conhecer mais escritoras

$
0
0

A cada semana, uma escritora e muitas indicações de livros escritos por mulheres. Nossa intenção é rechear as estantes (e os corações leitores) de vozes femininas

Quando não existe espaço para diferentes vozes também não há espaço para histórias diferentes no mundo. A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie fez num memorável TED Talk o alerta para o que ela chama de “perigo da história única”. E nos levou direto ao ponto: sem mulheres escritoras nos livros que lemos, acabam faltando personagens femininos que nos representem. E isso faz uma diferença enorme. Já sentiu o mundo parar um pouquinho ao se enxergar nas linhas escritas por alguém? Pois é.


Há um desequilíbrio entre o número de autores e autoras no mercado editorial.

Uma pesquisa realizada por Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília, já mostrava em 2005 que a maioria dos autores contemporâneos brasileiros são homens e brancos – e, pra ser mais precisa, moram no Rio de Janeiro e em São Paulo . De lá pra cá, alguma coisa mudou, mas não muito: encontrar as mulheres escritoras ainda é uma missão urgente. Porque elas existem aos montes e produzem muito, mas não raro passam despercebidas nos cadernos de cultura, nos catálogos das editoras e até nas nossas estantes. Círculo vicioso que pretendemos quebrar com leitura.

Precisamos ler mais livros escritos por mulheres

O movimento já começou há tempos aqui no Modices nos nossos posts de indicações de livros e autoras. Agora crescemos esse movimento nos juntando a escola itinerante A Go-Go Writers. Capitaneada pela Cris Lisbôa, que fez a lista de poetas contemporâneas que inspirou a campanha, ela leva um tanto de gente em seu navio da escrita criativa. Vamos trazer para a roda semanalmente escritoras e suas palavras. As que são super conhecidas, as que já foram publicadas, e especialmente as descobertas que traduzem o mundo de agora – e as mulheres que somos.

Se a mídia tradicional não dá visibilidade, nós vamos dar. Pras minas da periferia ou do centro, brancas ou pretas, baixas ou altas, gordas ou magras… minas. Nessa hora, a participação de vocês é fundamental.

No #LeiaMaisMulheres tudo será feito de mãos dadas, num fluxo contínuo, com muita paixão por essa causa.

De minas pra minas. Então prepare-se para participar e ser ativista desse movimento. Contem aqui nos comentários ou pelo Insta usando a hashtag #LeiaMaisMulheres quem vocês andam lendo, quais seus gêneros favoritos, quem vocês gostariam de ler ou sobre quem vocês gostariam de saber mais (vai que a gente consegue aquela entrevista dos sonhos com nossa autora preferida do momento?). Conta tudo pra gente ♥︎

The post #LeiaMaisMulheres, nosso projeto pra você conhecer mais escritoras appeared first on Modices.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 122