Neste podcast, as PRIMAS contaram com a participação de duas mulheres extremamente importantes para o cenário político atual.
Manu D’Avila e Thainá de Paula, ambas iniciaram na política no PCdoB e contam suas trajetórias, motivações e obstáculos para seguirem na linha de frente dessa luta que ainda tem muito a avançar.
“Eu não luto para ter os mesmos direitos que os homens cheios de privilégios tem, eu luto para ser uma mulher viva e que eles revejam esses lugares que ocupam.” Manu D’Ávila
Nesses relatos cheios de força, as duas nos abrem os corações e contam como é difícil enfrentar o machismo e limites impostos lá dentro, pela visão da Manu, que preferiu voltar de Brasília para Porto Alegre em busca de um autocuidado e proteção emocional, principalmente por ter encarado um momento político tão crítico ao mesmo tempo que encarou a responsabilidade de ser mãe e cuidar de uma nova vidinha.
“Se mais mulheres acreditarem que elas devem ocupar o espaço público e que a ocupação do espaço público por mulheres pode, mas não necessariamente significa, mas pode significar liberdade para todas as pessoas, para a humanidade.” – Manu D’Ávila
Ambas defendem que empatia, solidariedade e afeto são a chave para as transformações acontecerem e isso em qualquer escala, porque como a Thainá bem lembra, ser mulher nesse sociedade já é um ato político, ser uma mulher negra, que apoia outras mulheres, que ocupa os espaços, que se cuidam e protegem já faz um grande movimento político.
A Thainá é arquiteta e urbanista, coordenadora do BrCidades – sugiro uma olhadinha sobre – traz o discurso muito claro sobre como as cidades afetam a nossa vida pessoal, são questões de escalas.
“As cidades adoecem e dominam as pessoas. A gente precisa falar que a cidade é um projeto, a forma como ela é construída é um projeto tóxico, nocivo. Mas ao mesmo tempo a cidade também é palco de transformações, é palco de cultura, de reivindicação. A cidade te dá instrumentos de mudança.” Tainá de Paula
Neste nós não temos aquela lista extensiva de referências, mas a própria vida e caminhar dessas duas mulheres já são grandes referências. Acompanhar o trabalho delas já abrirá muitos caminhos.
Vamos fazer política?
este Mulheres na política, entrevista com Tainá de Paula e Manu D’Ávila – Ep. Especial Primas é um conteúdo original Modices.