Quantcast
Channel: Cultura – Modices
Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

7 livros de autoras negras sobre cabelo, racismo e identidade pra você ler 

$
0
0

A experiência da minoria descrita pela própria minoria: confira obras de autoras negras sobre racismo, cabelo e identidade!

Quer entender as minorias? Valorize seu lugar de fala. Para se identificar com as mulheres negras, ou respeitar suas experiências, nada como conferir os depoimentos delas mesmas. Separamos sete livros incríveis de autoras negras sobre racismo, cabelo, identidade e aceitação para te ajudar nessa missão. Só vem!

Mulheres, Raça e Classe (Angela Davis)

@luanareboucas no #modicesinspira

É claro que essa indicação tinha de ter lugar de honra neste post! Livro mais importante de Angela Davis, um dos maiores nomes mundiais do feminismo negro, “Mulheres, Raça e Classe” discute a relação entre a história das mulheres e as lutas feminista, antiescravagista e antirracista, mergulhando de cabeça nas questões de gênero e raça que influenciam na experiência de ser uma mulher negra. Um clássico!

Quarto de Despejo (Maria Carolina de Jesus)

Escrito em 1914, “Quarto de Despejo” é um diário da pobreza e do racismo no Brasil. A obra narra o dia a dia de Maria Carolina de Jesus, catadora, e sua luta para alimentar os filhos e conviver com uma sociedade agressiva e preconceituosa. Uma curiosidade: o livro foi um sucesso na época de seu lançamento e garantiu à escritora uma casa e uma vida mais digna, ainda que permeada por percalços.

Americanah (Chimamanda Ngozi Adichie)

autoras negras
@modices

Primeira ficção desta lista, “Americanah” aborda temas como racismo, imigração e desigualdade de gênero a partir da história de amor do casal Ifemelu e Obinze. A obra rendeu à sua autora, a nigeriana Chimamanda Ngoz Adichie prêmios e seus direitos para cinema foram comprados pela atriz e diretora Lupita Nyong’o.

Esse Cabelo (Djaimilia Pereira de Almeida)

autoras negrasAo narrar a história ficcional de uma menina que chegou a Lisboa aos três anos, vinda de Luanda, o livro “Esse Cabelo” explora a relação entre cabelo crespo e raízes africanas, a história da relação indireta entre vários continentes e a representatividade dos cachos na sociedade.

O Ódio que Você Semeia (Angie Thomas)

Mais um que já compartilhamos nas nossas  redes “O Ódio que Você Semeia” também é ficção e mostra a trajetória da adolescente Starr, encontrando seu lugar como negra e descobrindo a experiência de vivenciar o racismo no seu dia a dia.

autoras negras
@modices

 

Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil (Sueli Carneiro)

Um compilado dos melhores artigos da ativista e feminista negra Sueli Carneiro, “Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil” reflete sobre a influência do racismo estrutural e do machismo na política e nos avanços e desavanços sociais.

Racismo em Português (Joana Gorjão Henriques)

Nomeado o primeiro trabalho de investigação sobre o colonialismo português, “Racismo em Português” vai direto na história da colonização brasileira para descortinar as origens do racismo no Brasil – e os seus efeitos ao longo da história.

E aí, já se preparou para renovar a sua biblioteca com autoras negras poderosas?

este 7 livros de autoras negras sobre cabelo, racismo e identidade pra você ler  é um conteúdo original Modices.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 122